ARQUIDESIGN
Ao entrar no mundo de Amália, percebe-se que a arquitetura reflete à sua personalidade. É um mundo prático e aconchegante. Em sua fachada toda branca possui grandes aberturas de vários tamanhos e formas que dá a ela clareza e ventilação necessárias. Vários tipos de hortaliças foram colocadas verticalmente, num plano de 1,3 m de largura e são distribuídas na coluna da fachada ao teto, trazendo um frescor ao ambiente com a ajuda da ventilação cruzada, o que faz lembrar a grande paixão da moradora pela culinária. Foram colocadas também em sua fachada na lateral esquerda, duas caixas, ambas armazenam água, porém uma delas foi feita para a filtragem da água utilizada na higienização do corpo e das mãos, pois a água filtrada será reaproveitada na descarga do assento.
A área do mundo mede 2m de largura e 5,2 m de comprimento, dividida em 2 pisos, contendo 2,5 m o seu pé direito. Para entrar em seu mundo, um mecanismo de subida eletrônico, feito de madeira e cabos de aço é acionado ate o chão e este é erguido da mesma forma.
Ao primeiro passo no mundo, deparamos com uma superfície no chão: uniforme e clara, envolvendo todo o ambiente de estudo e de alimentação. Ao lado esquerdo observa-se uma grande superfície de reflexão ocupando todo o fundo do mundo. Essa superfície se divide me 3 partes e são móveis. Esse mecanismo auxilia a moradora nos seus estudos e principalmente no seu dia a dia na hora e se arrumar. Ao mover essa superfície, avista-se prateleiras medindo 40 cm de largura e variações de 70cm a 1m de comprimento, onde a moradora poderá guardar suas roupas e sapatos. Para ela ter uma melhor visão do que esta fazendo, principalmente nos trabalhos da faculdade foi colocada dispositivos de luz de cor fria com temperaturas mais altas, possibilitando uma área mais clara.
Do lado direito da entrada há uma superfície lisa de apoio retangular móvel que serve tanto para estudar quanto se alimentar ou mesmo para receber os amigos e familiares enquanto cozinha. Essa superfície está anexada em um dispositivo de armazenagem com dimensões de 2,4m de altura e 1,5 de largura. Ao lado há um armazenador de alimentos frios se abre para cima, dando mais agilidade ao deslocar. Nesse mesmo espaço há alguns patamares, distribuídos em duas partes que serve para guardar seus livros e revistas. Ao fundo uma superfície medindo 85 cm de altura de 50cm de largura são preparados e higienizados os alimentos. Ao lado dessa superfície há uma abertura vazada com pequenos furos medindo 70cm de altura e 1,5m de comprimento que possibilita a entrada de ventilação no meio.
Um mecanismo de subida para outro piso em madeira é utilizado tanto para deslocamento quanto armazenagem de objetos, visto que a Amália tem muito material da faculdade e precisa guarda-lo. Ele apresenta 3 tipos diferentes de abertura,o primeiro é aberto em sua parte frontal, deslizando para frente , o segundo na sua parte lateral e o terceiro na parte superior. Ao subir pelo mecanismo há uma abertura mais estreita, que mede 1m de altura e 50 cm de largura.
Ao chegar no segundo piso, que é o ambiente de descanso e de higienização vemos um grande painel de vidro, com dimensões de 1,8m de altura de 1,1m de largura, atrás dele há um grande objeto oval de madeira, que é utilizado para higienização. O tipo de higienização é por imersão. A moradora depois de um dia agitado quer descasar e renovar as energias, então esse tipo de banho é o ideal. A água quente relaxa o corpo e a mente. A frente ha uma superfície toda de madeira que preenche o espaço de forma que ao levantar uma parte da superfície se tem o assento para fazer as suas necessidades, e ao lado uma superfície de higienização das mão. Se olhar para frente há uma superfície refletora e mais para cima uma abertura que, facilita a troca de ar dentro do ambiente e promove a iluminação do mesmo.
Ao deslocar para frente a superfície do piso contagia, é macia como sua superfície de descanso e aconchegante. Sua dimensão é 1,8m de comprimento 1,2m de largura e 30cm de altura, contendo espaço para se mexer. Ao lado grandes aberturas laterais foram feitas e a incidência de luz natural pela manhã faz com que Amália acorde bem disposta e renovada.
Ao lado da superfície de descanso foi colocado uma superfície transparente no piso dando a impressão de uma ambiente maior. Por fim, no ultimo piso, foi colocado placas fotovoltaicas podendo assim captar a energia da luz solar e converte-la em energia. Uma abertura zenital também foi feita em forma oval, direcionada sob o objeto de higienização, na qual a moradora poderá ficar olhando para o céu enquanto descansa.