top of page

Lina Bo Bardi

Arquiteta brasileira de origem italiana (1914-1992). É responsável por inovações estéticas importantes na arquitetura nacional, entre elas o desenho arrojado, o uso de novos revestimentos, como concreto ou tijolo aparentes, e a exposição de fiações e conexões.

Nasce em Roma e forma-se em arquitetura em 1946. Vem para o Brasil em seguida, acompanhando o marido, Pietro Maria Bardi, convidado para dirigir o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Entre 1955 e 1959 desenha móveis e dá aulas na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP).

Nos dez anos seguintes encarrega-se do projeto e da construção da nova sede do Masp, totalmente estruturada em concreto e vidro sobre um vão livre de 70 metros de altura, o maior do mundo na época. A partir dos anos 70 participa de vários planos de restauração de prédios históricos em Salvador, além de desenhar o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Em 1977 torna-se a pioneira da "arqueologia industrial" no Brasil ao iniciar a restauração de uma antiga fábrica do início do século em São Paulo, transformando-a em centro cultural e esportivo - o Sesc Fábrica da Pompéia. Morre em São Paulo.

Masp -Sao Paulo

Oscar Niemeyer

Catedral de Brasília 

Arquiteto brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1907.

Formou-se em 1935, pela Escola de Belas-Artes da universidade do Brasil.

Um dos arquitetos do Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro e do pavilhão brasileiro da Feira Mundial de Nova York. Projetou- um grupo de construções num subúrbio de Belo horizonte, bancos e edifícios públicos em várias cidades.

É autor do projeto da famosa Igreja de Pampulha. Foi um dos dez arquitetos incumbidos do projeto da sede das Nações Unidas, em Nova York, em 1947.

Projetou o conjunto arquitetônico do Ibirapuera em São Paulo, construído por ocasião do quarto centenário da cidade, em 1954, Dirigiu o planejamento geral de Brasília, tendo praticamente um exposição a céu aberto na capital federal do Brasil. Também foi convidado a projetar cidades em vários países do mundo.

Em 1967, seu nome esteve em evidência, quando a Aeronáutica recusou o seu projeto de aeroporto internacional para supersônicos, em Brasília. Nesse mesmo ano ganhou, no México, o Prêmio Benito Soarez Filho.

Oscar Niemeyer faleceu em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos; em decorrência de uma infecção respiratória. Em mais de 80 anos de carreira, Oscar Niemeyer deixa mais de 500 projetos pronto e um grande legado de projetos 100% completos para ser erguidos.

Congresso Nacional

Igreja Sao Francisco de Assis 

Memorial da América Latina 

MAC Niterói

bottom of page